segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Etapa IV


Os números existem em nossas vidas à milhares de anos, e eles não surgiram por acaso e sim por uma necessidade de sobrevivência como caçar e dividir alimentos para todos, controlar rebanho e etc.
Essas formas de contar foram se tornando cada vez mais necessárias para o nosso cotidiano, pois para tudo precisamos dos números,  seja para contar, dividir, somar ou subtrair.
O grande desafio nos dias de hoje, no contexto escolar é ensinar matemática de uma maneira fácil,  prática e prazerosa.
Uma das formas que se pode unir os cálculos da matemática com um aprendizado eficaz e prazeroso é utilizando jogos, segundo o autor Zoltan Paul Dienes a aprendizagem em matemática se estabelece através de seis etapas.
Na primeira etapa o autor considera importante a adaptação com o meio que proporciona a capacidade de dominar situações desse ambiente, essa adaptação inicial é a fase do jogo livre em que os jogos representam uma espécie de exercício que permite a criança se adaptar à situações que encontrará ao longo da vida. Nessa etapa pode-se trabalhar com blocos lógicos e material dourado para apresentar o conceito de unidade e estimular o raciocínio.
A segunda etapa trata das restrições que as crianças precisam aprender à lidar, essas restrições podem ser trabalhadas através das regras do jogo.
A terceira etapa propõe que por meio da brincadeira com jogos a criança perceba as semelhanças e diferenças entre os jogos praticados e assim faça uma separação mental dos mesmos.
A quarta etapa se trata da representação que a criança necessita fazer do que ela abstraiu, ou seja, refletir sobre os jogos que praticou.
A quinta etapa se trata de uma descrição do que a criança representou do jogo, utilizando uma linguagem para realizar a descrição.
A sexta etapa aborda a demonstração,  compreensão e reconstrução de fórmulas. Para o autor o objetivo final da aprendizagem matemática é a forma que a criança cria hipóteses iniciais por meio de algum sistema formal, no caso o jogo.
Ao trabalhar as etapas de Dienes, pode- se concretizar a aprendizagem da matemática desenvolvendo várias habilidades e competências que as crianças utilizarão não só na matemática mais também em diversos conteúdos.
Já o autor MalbaTaham em seu livro "O homem que calculava" aborda problemas, quebra cabeças e curiosidades da matemática como fatores importantes para o ensino de matemática. Em seu livro o autor demonstra como a matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano e como ela se torna imprescindível,  pois a matemática nos cerca por todos os lados.






Referências bibliográficas:
DIENES, Z. P. As seis etapas do processo da aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU - Editora Pedagógica Universitária, 2008.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Editora Record. 2001.
<http://matematicaeasuahistoria.blogspot.com.br/2012/10/tecnicas-e-propostas-para-o-ensino-da.html> Acesso em 21 nov. de 2014

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