domingo, 23 de novembro de 2014

Etapa 3

LISTA DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS USADAS NO COTIDIANO.

1-Quando temos que dividir algo com alguém, um doce, balas...

2-Calcular as notas da escola.

3-Quando compramos algo, e temos dinheiro certinho.

4-Quando temos que fazer uma receitando.

5-Quando vendemos algo.

6-Quando trocamos de figurinhas.

7-Para saber em que lugar, o meu time esta no campeonato.

8-Saber os juros que temos que pagar, quando atrasamos as contas.

9-Escolher o canal de TV, que queremos assistir.

10-Quando fazemos uma ligação. ( discagem o número do telefone)

11-Ao usarmos o calendário. ( Verificar dia, mês e ano)

12-Localização de endereço. (usando o número do CEP)

13-Utilização de fita métrica para medir o tamanho das crianças.

14-Comprar calçados para as crianças. (tamanho, valor)

15-Pegar ônibus. (há numeração nos ônibus)

16-Comparar a nossa idade, com a idade de outra pessoa.

17-Olhar horas no relógio.

18-Calcular os pontos em qualquer brincadeira ou jogo.

19-Contar dinheiro.

20-Calcular valor de mesada.





DUAS SITUAÇÕES APLICADA EM SALA DE AULA.

1ª- situação- As crianças indicaram as horas nos relógios.
2º- situação- As crianças vão escrever o valor de cada nota de dinheiro.


Foi apresentado as mesmas situação para.

3 crianças de 2º ano do fundamental.
3 crianças de 4º ano do fundamental.

A professora distribuiu uma folha sulfite com desenhos de 6 relógios.
As crianças tinham que desenhar os ponteiros, indicando as horas que foi proposta pela professora.


 






Na segunda situação foi aplicado um probleminha simples, as crianças comparam 1 bola cada uma, em loja diferente o valor variou para mais e para menos.

Otávio comprou 2 bolas e pagou R$ 30,00 e Gustavo comprou 1 bola e pagou R$ 12,00 a bola. 

Cada criança tinha R$ 40,00 foi perguntado as crianças.
Se Otávio tivesse comprado no mesmo lugar que Gustavo, comprou.
Quanto ele economizaria?

Sobrou troco depois da compra das bolas?

Se cada bola custa-se R$ 10,00 quantas bolas cada criança poderia comprar?





AS crianças vão escrever o valor de cada nota.




ATIVIDADE SUBITRAIR E SOMAR.

Após listar as vinte situações, que no dia a dia utilizamos a matemática, propomos duas atividades simples para a professora avaliar o aprendizado das crianças, foi aplicado as mesmas atividades, para crianças de ano e idades diferentes, com a mesma quantidade de dinheirino foi proposto para as crianças a compra de bolas em lojas diferente, em uma o dinheiro deu e sobrou mais dinheiro do que na outra loja, onde o valor era bem menor, assim eles puderam perceber o quanto vale a pena pesquisar para comprar, onde se é mais barato.
As crianças que estavam na segunda série teve alguma dificuldade, e precisou do auxilio da professora.

Já as crianças que estavam na quarta série, realizaram sem dificuldade e desenvolveu a atividade proposta.
Mas no final todos desenvolveram as atividades propostas.

É bom ressaltar o quanto foi produtivo para as crianças, colocarem os ponteiros na hora certa de cada relógio, e também pagar as compras com dinheirinho e ver se sobrou, se faltou se deu para pagar.






Arte blog.com.br – Disponível em
http://pedagogiamatematica.arteblog.com.br/863645/plano-de-aula/ 

Acesso em 12 Nov. 2014















Nenhum comentário:

Postar um comentário