quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Etapa I- Plano de aula

TEMA: Adição e subtração
SÉRIE: 3° ano
DISCIPLINA: Matemática

JUSTIFICATIVA:  O lúdico faz parta da infância, é por meio dele que a criança desenvolve inúmeras habilidades cognitivas. É de grande importância portanto trabalhar o lúdico na matemática com as crianças, para que elas possam entender, compreender e desenvolver o raciocínio lógico matemático, e conhecer os diferentes tipos de formas que pode ser usada.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos alunos a capacidade de diferenciar subtração, adição e conhecer o sistema monetário.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver e apresentar a adição.
  • Desenvolver e apresentar a subtração.
  • Apresentar as diferentes formas de se trabalhar com subtração e adição.
  • Calcular o valor de uma compra
  • Como pagar (qual cédula e moeda)
  • Calcular o troco
  • Identificar o valor de cada mercadoria
  • Que ela entenda e aprenda fazer as contas com calculadora.


CRONOGRAMA: 3 dias

Desenvolvimento
Inicialmente o professor apresentará para os alunos teoricamente um sistema monetário, identificando as cédulas e o uso da moeda no Brasil. Após esse conhecimento das crianças, solicitará que os alunos tragam de casa embalagens vazias, de produtos de higiene, produtos de limpeza, brinquedos, livros, DVDs e outros produtos que tenham a venda no supermercado.
        No dia seguinte, as crianças colocarão preços nos produtos, a professora sugerirá apenas o preço de 2 produtos, deixando que os seus alunos pensem para assim levantarem hipóteses entre si sobre valores apropriados daqueles produtos, discutindo em sala e chegando a um valor comum.
       Os alunos deverão fazer duplas e cada dupla deverá fazer uma lista de compras e recortar de um livro de matemática cédulas para que possa efetuar a compra no dia marcado. Organizaremos a sala de aula, colocando as carteiras encostadas na parede para que eles possam organizar os produtos a serem vendidos, separando os produtos de limpeza dos produtos alimentícios entre outros.
      No meio da sala, colocaremos umas mesas com calculadoras ou nets, simulando um caixa de supermercado. Chega então, o grande dia, as crianças farão suas compras. Todos passarão os produtos pelo caixa, pagarão e também receberão se assim tiver o troco apropriado. Essa atividade deverá ser revezada para que todos participem, tanto da venda, quanto da compra. Por meio dessa atividade os alunos irão viver na pratica o que aprenderam anteriormente na teoria sobre adição e subtração, sendo também uma situação comum da experiência de vida deles.

RECURSOS:
Calculadora
Sucatas
Livro de matemática (para recortarem as cédulas).
Tesoura
Notebook
Durex
Cola

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua por meio da observação do desenvolvimento do aluno em cada objetivo específico realizado. No dia da atividade final da compra e venda no mercado o professor deverá observar se o aluno está realizando o que foi solicitado de maneira eficaz, em relação ao troco e ao valor pago, onde se pode observar se ao aluno realmente compreendeu a adição e subtração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário